Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem

Aline Silva de Bona, Eduardo Britto Velho de Mattos, Marlusa Benedetti da Rosa, Cristina Maria Pescador, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

Resumo


O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método
desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso.

Palavras-chave


Um Computador por Aluno (UCA), Projetos de Aprendizagem, Tecnologia Digital

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.30879

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br