Alternativa para diminuir as diferenças tecnológicas entre o Homo Zappiens e o Homo Papirus na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Magalí T. Longhi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alexandre I. Gervini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Daniel T. de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Hubert Ahlert Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jussara I. Musse Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30874

Palavras-chave:

Homo Papirus, Homo Zappiens, Tecnologias de informação e comunicação, Educação presencial, Educação a distância.

Resumo

Este trabalho apresenta estudos desenvolvidos para compreender a relação entre a população Homo Papirus e Homo Zappiens da UFRGS e o uso de TIC encontradas nos processos de ensino e aprendizagem na modalidade presencial e a distância. A partir desta investigação, partiu-se para a elaboração de proposta apresentada à SEAD (Secretaria de Educação a Distância) como
alternativa para conquistar o corpo docente do ensino presencial no uso das TIC e diminuir as diferenças tecnológicas entre o professor (não necessariamente um Homo Papirus) e aluno (nem sempre um Homo Zappiens) em disciplinas presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

LONGHI, M. T.; GERVINI, A. I.; DE OLIVEIRA, D. T.; AHLERT, H.; MUSSE, J. I. Alternativa para diminuir as diferenças tecnológicas entre o Homo Zappiens e o Homo Papirus na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30874. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30874. Acesso em: 29 mar. 2024.