Alternativa para diminuir as diferenças tecnológicas entre o Homo Zappiens e o Homo Papirus na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30874Palavras-chave:
Homo Papirus, Homo Zappiens, Tecnologias de informação e comunicação, Educação presencial, Educação a distância.Resumo
Este trabalho apresenta estudos desenvolvidos para compreender a relação entre a população Homo Papirus e Homo Zappiens da UFRGS e o uso de TIC encontradas nos processos de ensino e aprendizagem na modalidade presencial e a distância. A partir desta investigação, partiu-se para a elaboração de proposta apresentada à SEAD (Secretaria de Educação a Distância) comoalternativa para conquistar o corpo docente do ensino presencial no uso das TIC e diminuir as diferenças tecnológicas entre o professor (não necessariamente um Homo Papirus) e aluno (nem sempre um Homo Zappiens) em disciplinas presenciais.
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Publicado
2012-07-20
Como Citar
LONGHI, M. T.; GERVINI, A. I.; DE OLIVEIRA, D. T.; AHLERT, H.; MUSSE, J. I. Alternativa para diminuir as diferenças tecnológicas entre o Homo Zappiens e o Homo Papirus na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30874. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30874. Acesso em: 29 mar. 2024.
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Artigos
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