O Moodle como mediador no processo de formação pedagógica: uma pesquisaação sobre a experiência de futuros professores em estágio extracurricular

Autores

  • Giséli Duarte Bastos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Débora Marshall Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Greyce Arrua Storgatto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Letícia de Lima Borges Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Edison Luiz Pavão Borges Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30854

Palavras-chave:

moodle, estágio extracurricular, formação de professores, equipe multidisciplinar.

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma experiência envolvendo o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle na formação docente de estagiários, estudantes de Licenciatura, em estágio extracurricular, da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. A metodologia foi pautada em uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta um questionário survey aplicado aos estagiários. Os dados demonstraram que aspectos advindos da experiência com as disciplinas construídas no AVEA, como fluência tecnológica, autonomia, diálogo e conhecimento pedagógico, foram considerados relevantes na formação docente pelos estagiários. Porém, tal ação também apresentou fragilidades, como a necessidade de articular a pesquisa ao processo, bem como esclarecer a teoria que embasa o Moodle e o trabalho envolvendo o Ambiente na Equipe Multidisciplinar. Assim, percebe-se que, ao explorar o Moodle, atentando para questões tecno-didático-pedagógicas das disciplinas nele construídas os estagiários puderam aprimorar e refletir sobre aspectos fundamentais às suas formações profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

BASTOS, G. D.; MARSHALL, D.; STORGATTO, G. A.; BORGES, L. de L.; PAVÃO BORGES, E. L. O Moodle como mediador no processo de formação pedagógica: uma pesquisaação sobre a experiência de futuros professores em estágio extracurricular. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30854. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30854. Acesso em: 28 mar. 2024.