O Moodle como mediador no processo de formação pedagógica: uma pesquisaação sobre a experiência de futuros professores em estágio extracurricular
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30854Palavras-chave:
moodle, estágio extracurricular, formação de professores, equipe multidisciplinar.Resumo
Este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma experiência envolvendo o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle na formação docente de estagiários, estudantes de Licenciatura, em estágio extracurricular, da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. A metodologia foi pautada em uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta um questionário survey aplicado aos estagiários. Os dados demonstraram que aspectos advindos da experiência com as disciplinas construídas no AVEA, como fluência tecnológica, autonomia, diálogo e conhecimento pedagógico, foram considerados relevantes na formação docente pelos estagiários. Porém, tal ação também apresentou fragilidades, como a necessidade de articular a pesquisa ao processo, bem como esclarecer a teoria que embasa o Moodle e o trabalho envolvendo o Ambiente na Equipe Multidisciplinar. Assim, percebe-se que, ao explorar o Moodle, atentando para questões tecno-didático-pedagógicas das disciplinas nele construídas os estagiários puderam aprimorar e refletir sobre aspectos fundamentais às suas formações profissionais.Downloads
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Publicado
2012-07-20
Como Citar
BASTOS, G. D.; MARSHALL, D.; STORGATTO, G. A.; BORGES, L. de L.; PAVÃO BORGES, E. L. O Moodle como mediador no processo de formação pedagógica: uma pesquisaação sobre a experiência de futuros professores em estágio extracurricular. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30854. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30854. Acesso em: 28 mar. 2024.
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Artigos
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