Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais

Aline Silva De Bona, Patrícia Behling Schäfer, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

Resumo


O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio  de  um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital  denominado  Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho  apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave


Cooperação, Aprendizagem, Matemática, Espaço Digital

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.25168

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br