Novos meios, novas práticas de ensino-apredizagem: proposta de produção colaborativa de um twiconto
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.25161Palavras-chave:
ensino-aprendizagem, ambientes digitais, Twitter, colaboraçãResumo
Este artigo apresenta uma proposta de produção colaborativa de um twitconto no Twitter com a finalidade de refletir sobre como os meios digitais podem contribuir para promover novas práticas de ensino-aprendizagem. O artigo apresenta hipertextualidade, emergência, convergência e conectividade como princípios que devem nortear o processo de elaboração de atividades pedagógicas que fazem uso de ferramentas e serviços oferecidos pelos meios digitais. Entendemos que quando aplicados em atividades de sala de aula, tais princípios contribuem para que ambientes de ensino-aprendizagem incorporem algumas qualidades semelhantes às que caracterizam comumente experiências de interação com meios digitais: imersão, engajamento por boas experiências, interatividade, colaboração, composição e superposição em uma mesma plataforma enunciativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-28
Como Citar
LOPES, T. R. C.; ALVES, I. M. da R. Novos meios, novas práticas de ensino-apredizagem: proposta de produção colaborativa de um twiconto. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25161. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25161. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).