O USO PEDAGÓGICO DA TÉCNICA CINEMAGRAPHS PARA A CONSTRUÇÃO DE FANFICTIONS

Patrícia da Silva Campelo Costa, Anelise Jantsch, Patrícia Fantinel, Maria Cristina Villanova Biazus, Eliseo Berni Reategui, José Valdeni Lima

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão acerca das possibilidades de uso pedagógico de uma nova técnica de edição de imagens (cinemagraphs) na construção de narrativas visuais em contexto escolar. Tal técnica pode ser uma aliada no processo de elaboração de histórias conhecidas como fanfictions, nas quais novas tramas são criadas a partir de elementos culturais já reconhecidos na mídia. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de lidar com a imagem em suas mais diversas formas, procura-se neste estudo relacionar a técnica cinemagraphs com o processo composicional de fanfictions, de modo a discutir como diferentes linguagens podem ser trabalhadas em sala de aula. Espera-se com isso ampliar as possibilidades de aplicação pedagógica em áreas multidisciplinares, de modo que a tecnologia propicie a inclusão de diversas linguagens no processo educacional.

Palavras-chave


cinemagraphs, fanfiction, imagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.25157

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br