Projeto e Implementação de uma Ferramenta Voltada ao Desenvolvimento do Vocabulário em Língua Portuguesa de Crianças Surdas

Nathália Amaral Carvalho, Benedito de Jesus Ferreira

Resumo


Este artigo descreve resultados da aplicação de uma ferramenta informatizada relacionada ao desenvolvimento do vocabulário em língua portuguesa de alunos surdos. A partir de uma verificação da literatura e das necessidades cotidianas do Instituto Felipe Smaldone (IFS) em Belém – PA projetou-se uma ferramenta que inclui um conjunto de atividades, organizadas em fases e níveis com graus crescentes de dificuldade, envolvendo imagens e palavras escritas, e auxilio a partir da  língua brasileira de sinais (Libras). As primeiras aplicações sugerem um importante potencial dessa ferramenta na ampliação do vocabulário referente a diferentes categorias, com  impactos positivos esperados na capacidade de interpretação e de produção textual, assim como na comunicação de forma mais ampla.

Palavras-chave


Informática na educação de surdos, educação especial, ferramenta inclusiva, Língua Portuguesa e surdos.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.24869

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