Projeto e Implementação de uma Ferramenta Voltada ao Desenvolvimento do Vocabulário em Língua Portuguesa de Crianças Surdas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.24869Palavras-chave:
Informática na educação de surdos, educação especial, ferramenta inclusiva, Língua Portuguesa e surdos.Resumo
Este artigo descreve resultados da aplicação de uma ferramenta informatizada relacionada ao desenvolvimento do vocabulário em língua portuguesa de alunos surdos. A partir de uma verificação da literatura e das necessidades cotidianas do Instituto Felipe Smaldone (IFS) em Belém – PA projetou-se uma ferramenta que inclui um conjunto de atividades, organizadas em fases e níveis com graus crescentes de dificuldade, envolvendo imagens e palavras escritas, e auxilio a partir da língua brasileira de sinais (Libras). As primeiras aplicações sugerem um importante potencial dessa ferramenta na ampliação do vocabulário referente a diferentes categorias, com impactos positivos esperados na capacidade de interpretação e de produção textual, assim como na comunicação de forma mais ampla.Downloads
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Publicado
2011-12-30
Como Citar
CARVALHO, N. A.; FERREIRA, B. de J. Projeto e Implementação de uma Ferramenta Voltada ao Desenvolvimento do Vocabulário em Língua Portuguesa de Crianças Surdas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 3, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.24869. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/24869. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
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Artigos
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