Laboratório Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica

Érico Amaral, Bárbara Ávila, Herik Zednik, Liane Tarouco

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de taxonomia para Laboratórios Virtuais de Aprendizagem. A classificação é composta por duas dimensões nas quais busca-se analisar o nível de interatividade de um Laboratório Virtual, bem como o nível de suporte oferecido pela arquitetura aplicada. O embasamento teórico se alicerçou em Schwier e Misanchuk para definir os níveis de interatividade e em Santos para distinguir os tipos de arquitetura de software. Inicialmente é abordado o conceito de laboratórios de aprendizagem e seus modelos, com foco nos Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA). Após, descreve-se a taxonomia proposta e aplica-se a mesma na avaliação de dois LVA com a finalidade de validá-la. O trabalho se justifica pela necessidade de orientação aos elaboradores de LVA e compreensão dos usuários acerca do assunto.

 


Palavras-chave


Informática na Educação, Laboratório Virtual de Aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.24821

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