SCALA: um sistema de CAA centrado no contexto do usuário

Barbara Gorziza Ávila, Liliana Maria Passerino

Resumo


O trabalho desenvolvido ao longo da pesquisa aqui relatada consistiu no na construção de uma Tecnologia Assistiva (TA) voltada para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Esta tecnologia, a qual chamamos de SCALA, foi desenvolvida com foco no contexto de seu uso, Design Centrado no Contexto (DCC). Para viabilizar esta ideia, ao longo da construção do sistema e após sua finalização, o mesmo foi submetido a constantes avaliações realizadas com uma criança com autismo não oralizada e com educadoras especiais que atuam junto a crianças não oralizadas. Os resultados deste trabalho constam neste relato que traz uma breve abordagem sobre o processo de construção do SCALA e os resultados deste processo.

Palavras-chave


Tecnologia Assistiva (TA); Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA); SCALA.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21925

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br