UM FRAMEWORK DE COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Mauro Fiorio, João da Silva, Alexandre Ribeiro

Resumo


Este artigo descreve um framework conceitual para especificação de comunidades de prática (CdP) e mostra como ele pode ser utilizado em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O framework proposto levou em consideração as características dos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto de comunidades de aprendizagem. A perspectiva de modelagem de AVAs segundo uma interação virtual em termos de CdPs promove uma ampla interação entre alunos e professores. O framework define a gestão automática da busca e recomendação de comunidades e interesses veiculados por seus participantes.

Palavras-chave


Comunidades de Prática; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Gestão do Conhecimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21900

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br