A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de Formação de Tutores

Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Isléia Rossler Streit, Daniela De David Araújo, Marlete Sandra Diedrich

Resumo


O trabalho de tutoria acompanha o crescimento da Educação a Distância que utiliza ambientes virtuais de aprendizagem para desenvolver propostas de ensino. Desta forma, as definições sobre suas funções e atribuições têm provocado discussões importantes na área. O presente artigo contribui com a apresentação de uma metodologia de curso para a formação de tutores, valendo-se de pressupostos teóricos que sugerem competências mínimas necessárias para a atuação deste profissional. Assim sendo, por meio de um estudo de caso, relata-se a organização do curso de formação para tutores, que, utilizando-se de tal concepção, entrelaçou uma proposta teórica a um ambiente prático de tutoria. Pelo fato da metodologia adotada ser fruto de um projeto piloto, faz-se, ainda, uso de um instrumento próprio de avaliação para a análise do curso ofertado.

Palavras-chave


Educação a Distância; Tutoria online.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21894

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br