A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de Formação de Tutores

Autores

  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi UPF Virtual/UPF
  • Isléia Rossler Streit UPF Virtual/UPF
  • Daniela De David Araújo UPF Virtual/UPF
  • Marlete Sandra Diedrich UPF Virtual

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21894

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tutoria online.

Resumo

O trabalho de tutoria acompanha o crescimento da Educação a Distância que utiliza ambientes virtuais de aprendizagem para desenvolver propostas de ensino. Desta forma, as definições sobre suas funções e atribuições têm provocado discussões importantes na área. O presente artigo contribui com a apresentação de uma metodologia de curso para a formação de tutores, valendo-se de pressupostos teóricos que sugerem competências mínimas necessárias para a atuação deste profissional. Assim sendo, por meio de um estudo de caso, relata-se a organização do curso de formação para tutores, que, utilizando-se de tal concepção, entrelaçou uma proposta teórica a um ambiente prático de tutoria. Pelo fato da metodologia adotada ser fruto de um projeto piloto, faz-se, ainda, uso de um instrumento próprio de avaliação para a análise do curso ofertado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

DE MARCHI, A. C. B.; STREIT, I. R.; ARAÚJO, D. D. D.; DIEDRICH, M. S. A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de Formação de Tutores. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21894. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21894. Acesso em: 4 jul. 2022.