Ubiquidade e mobilidade de Objetos de Aprendizagem usando o papel como recurso

Núbia dos Santos Rosa Santana dos Santos, José Valdeni de Lima, Leandro Krug Wives

Resumo


Atualmente, existem diferentes possibilidades de acessar conteúdos pedagógicos digitais, tais como Internet, dispositivos móveis e, inclusive, TV digital. Um problema relevante, no entanto, é que nem sempre os dispositivos estão disponíveis ao usuário (aluno). Nesse contexto, este artigo propõe o uso do papel como meio de aprendizagem ubíqua (integrado a estratégias pedagógicas), podendo ser utilizado ainda como mecanismo de interação ou entrada de dados para outros dispositivos. O artigo também apresenta uma sugestão de estratégia que pode ser usada em sala de aula e/ou no âmbito do elearning e m-learning.

Palavras-chave


ubiquidade; mobilidade; objetos de aprendizage

Texto completo:

Sem título () PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18067

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br