Tertúlias Dialógicas Virtuais: integrando tecnologias digitais, leitura e literatura num contexto de Blended Learning na EJA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.15242Resumo
A disseminação do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação, sobretudo a referente às tecnologias digitais, traz novas possibilidades a práticas educacionais em diferentes contextos, inclusive, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um dos efeitos de tal disseminação é uma constante reflexão acerca das práticas pedagógicas em uma perspectiva teoricometodológica, para que essas sejam cada vez mais sensíveis à utilização e integração das Mídias. O presente texto visa relatar uma experiência nesta direção na área da EJA, em específico sobre uma prática consolidada na área: a "tertúlia literária dialógica". Em linhas gerais, trata-se de um círculo de leitura que congrega alunos e professores em torno de um texto escolhido, no contexto das tecnologias digitais. Nesse sentido, um dos desafios foi de como pensar essa prática na conexão com as mídias e com as TICs, adicionando-lhe componentes da virtualidade referente ao uso das tecnologias digitais. A edição das tertúlias dialógicas virtuais relatada neste trabalho aconteceu durante o ano de 2008, com um grupo de alunos e professores do ensino fundamental no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire, do município de Porto Alegre. Os resultados apontam para a positividade de ações deste tipo, na medida em que qualificam ainda mais o ingresso dos alunos, não somente à cultura escrita, mas também à cultura informatizada e à cibernética, num contexto que congrega características de blended learning, no qual atividades online e offline e ambientes presenciais e a distância, antes de serem antagônicos, se complementam na prática pedagógica.
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