Matemática do dia a dia: construindo conhecimentos a partir do cotidiano dos alunos EJA

Mirela Stefânia Pacheco, Lucia Maria Martins Giraffa

Resumo


O presente artigo apresenta o resultado da investigação realizada com duas turmas de VI fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos), do período noturno, de uma escola municipal do município de Novo Hamburgo-RS. O objetivo deste trabalho foi diversificar o ensino de conteúdos de Geometria Plana, utilizando um software de simulação para construção de plantas arquitetônicas e um programa de editoração de imagens. Esta proposta metodológica buscou incluir elementos que auxiliassem na Inclusão Digital destes alunos e diminuir a reprovação e evasão escolar causada pelas dificuldades no estudo da Matemática. Os resultados demonstraram que ao associarmos os exercícios e atividades ao cotidiano destes alunos, obtiveram-se indicadores de melhoria da sua aprendizagem no que tange aos conteúdos de geometria e incremento positivo na sua auto-estima.

Palavras-chave


Geometria Plana, Inclusão Digital, Software Educacional, Educação de Jovens e Adultos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.15218

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br