Blogs como Portfólios de Aprendizagem: a Construção de Conhecimentos a partir da Interação entre Tutores e Alunos

Simone Bicca Charczuk, Mariangela Kraemer Lenz Ziede

Resumo


Os Blogs, devido a sua facilidade de utilização e possibilidade de construção coletiva, podem ser caracterizados como ferramentas pedagógicas importantes na educação a distância. Com esse trabalho visamos apresentar as potencialidades dos Blogs bem como a sua utilização no curso de pedagogia a distância da UFRGS, enfocando principalmente a elaboração de portfólios de aprendizagem e a interação dos tutores e professoras-alunas por meio desta ferramenta. As interações são analisadas tendo em vista duas estratégias de intervenção preconizadas pelo curso, quais sejam:estratégias de problematização e provocação e estratégias de apoio à reconstrução. Podemos inferir, a partir dos excertos utilizados como exemplificações destas estratégias, que as interações entre tutoras e professoras-alunas possibilitam a criação de redes de troca de conhecimentos e a construção coletiva de aprendizagens.

Palavras-chave


Blogs, portfólio de aprendizagens, interação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.15194

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br