Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais

Gertrudes Aparecida Dandolini, João Artur Souza

Resumo


O avanço tecnológico e a globalização da informação têm trazido novos desafios aos professores de diversas áreas. Na área de Matemática não é diferente. Embora, de um modo geral, os alunos dos cursos de Matemática terem aptidão para a área de exatas eles sentem grandes dificuldades com as disciplinas da área de Matemática. Uma dessas disciplinas é a que trata dos conteúdos de Lógica Matemática. Observa-se então a necessidade de mudanças na forma pedagógica de trabalhar com os conceitos da lógica e as relações entre eles, visando um aprendizado significativo. Apresentamos neste artigo uma proposta para o ensino da Lógica com auxílios de mapas conceituais.

Palavras-chave


Ensino de lógica matemática, mapas conceituais, representação do conhecimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14686

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br