Fluência Digital e Ambientes de Autoria Multimídia

Marta Dieterich Voelcker, Léa da Cruz Fagundes, Susana Seidel

Resumo


O artigo apresenta os ambientes de autoria multimídia Squeak e Scratch como recursos valiosos para educação formal (escolas) e informal (organizações sociais). Experiências implementadas por grupos de pesquisadores de diversos locais, com diferentes públicos apresentam formas simples e valiosas para utilização destes ambientes no desenvolvimento de jovens e crianças. O conceito Fluência Digital é apresentado e fundamentado como um objetivo em si mesmo, mas também considerado um obstáculo a disseminação do uso de ambientes de autoria na educação. Assume-se a promoção da fluência digital para os jovens brasileiros como um fato viável e necessário. Identifica-se como possibilidade para contribuir neste sentido, como área para pesquisas futuras, a investigação e construção de propostas para uso continuado de
ambientes de autoria multimídia.

Palavras-chave


educação, fluência digital, ambientes de autoria multimídia

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14624

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