Do Texto à Enunciação: uma Análise das Implicações Significantes em Projetos de Aprendizagem na Modalidade 1:1

Daniela Stevanin Hoffmann, Patrícia Behling Schäfer, Léa da Cruz Fagundes

Resumo


Desde 2007, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu,
em Porto Alegre, integra, na condição de piloto, o Projeto Um Computador por
Aluno, sob coordenação do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. O Projeto UCA vem possibilitando uma série de
mudanças na prática pedagógica da Escola. Uma delas é a metodologia de Projetos
de Aprendizagem, conjugada com o uso do ambiente virtual para aprendizagem
AMADIS. Este artigo apresenta uma análise, sob a ótica da Lógica das Significações
(Piaget & Garcia, 1989), das produções textuais e das enunciações de alunos de 4a
série da escola piloto.

Palavras-chave


Projeto UCA; Projetos de Aprendizagem; Significações; Implicações Significantes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14504

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br