USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL COMPLEMENTAR DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Rodney Cezar Albuquerque UFRGS
  • Sidnei Quezada Meireles Leite FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14488

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizagem, plataforma Moodle, EaD, ensino de ciências, graduação, ensino superior

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a utilização de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como estratégia complementar de ensino de ciências, usando o Moodle para discutir o uso racional da água em uma disciplina de um curso superior de Ciências Biológicas em uma universidade do noroeste fluminense do estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, tendo como base os registros de acesso da plataforma de Educação à Distância (EAD) Moodle, observações realizadas pelo autor e questionários aplicados aos discentes. Foi constatado que am tecnologia educativa de AVA se mostrou ser uma ferramenta potencial para complementar o ensino de ciências realizado em sala de aula e em laboratórios, bem como um recurso de EAD motivador e inovador para o professor e para o aluno. Nesse sentido, foi evidenciado um aprendizado dinâmico e participativo, contribuindo para a formação acadêmica e cidadã dos alunos do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

ALBUQUERQUE, R. C.; LEITE, S. Q. M. USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL COMPLEMENTAR DE ENSINO DE CIÊNCIAS. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14488. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14488. Acesso em: 17 maio. 2022.