A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação

Autores

  • Dirléia Fanfa Sarmento UNILASALLE
  • Débora Nice Ferrari Barbosa UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14486

Palavras-chave:

educação a distância, ensino superior, psicologia da educação, prática docente

Resumo

O estudo apresenta uma experiência com a disciplina de Psicologia da Educação, ofertada na modalidade a distância em cursos presenciais de graduação, fazendo-se um recorte na dimensão didático-pedagógica. A coleta de dados foi realizada através da análise dos registros das sessões de assessoria didático-pedagógica, das aulas disponibilizadas no ambiente virtual e das percepções dos estudantes da disciplina. A análise dos dados possibilita inferir alguns desafios encontrados na prática docente na modalidade EAD, tais como propiciar situações que viabilizem aprendizagens significativas e assegurar espaços e tempos para articulação teórico-prática. Também foi analisada a interação entre professor-aluno e entre-pares; a avaliação contínua e sistemática; a necessidade de materiais diversificados e as estratégias para manter o interesse e a participação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

SARMENTO, D. F.; BARBOSA, D. N. F. A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14486. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14486. Acesso em: 28 mar. 2024.