Desenvolvimento de software educacional livre e inclusão de alunos com deficiência visual

Mírian Bruckschen, Sandro José Rigo, Édina Fagundes

Resumo


O desenvolvimento de software educacional que proporcione acessibilidade aos alunos com necessidades educacionais especiais é uma necessidade facilmente identificável no contexto atual. Entretanto, a grande maioria das aplicações conhecidas não atende aos requisitos de acessibilidade, e algumas das soluções disponíveis com este objetivo possuem um custo proibitivo e muitas vezes não são adequadas às
situações vivenciadas pelos alunos que as utilizam. Neste artigo, apresentamos um relato de desenvolvimento de software educacional acessível e livre, voltado para
inclusão de pessoas com deficiências visuais. Para tal desenvolvimento, houve a interação de uma equipe multidisciplinar envolvendo inclusive os alunos e seus
professores, além de profissionais da Pedagogia e Informática.

Palavras-chave


deficiência visual, educação, tecnologia, software livre

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14382

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RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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