ELEKTRA: Um Chatterbot para Uso em Ambiente Educacional

Autores

  • Michelle Denise Leonhardt UFRGS
  • Daiane Dorneles de Castro UFRGS
  • Renato Luís de Souza Dutra UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14336

Palavras-chave:

Chatterbots, AIML, Educação à Distância, Redes de Computadores

Resumo

A Educação à Distância vem despertando muito interesse de pesquisadores de diversas áreas. Por isso, também vem sendo muito abordada em congressos, workshops e seminários. Muito se discute sobre a união entre tecnologia e educação visando complementar a formação de estudantes. Com a pesquisa em Inteligência Artificial, surgiram os chatterbots. Chatterbots são programas destinados a demonstrar a capacidade racional de um computador, ou seja, buscam imitar o comportamento da inteligência humana. Este artigo apresenta uma implementação de um chatterbot educacional para o ensino de física e redes
de computadores, a Profª Elektra, baseado no ALICE, um chatterbot bastante utilizado no mundo;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Denise Leonhardt, UFRGS

Mestranda em Ciência da Computação pela UFRGS.

Daiane Dorneles de Castro, UFRGS

Graduanda em Sistemas de Informações pela PUCRS, bolsista do projeto METROPOA.

Renato Luís de Souza Dutra, UFRGS

Doutorando em Informática na Educação pelo PGIE-UFRGS, Mestre em Ciência da Computaçào pela PPGC-UFRGS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS

Doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais pela USP, Coordenadora do CINTED-UFRGS, Professora do PGIE-UFRGS.

Downloads

Publicado

2003-09-29

Como Citar

LEONHARDT, M. D.; CASTRO, D. D. de; DUTRA, R. L. de S.; TAROUCO, L. M. R. ELEKTRA: Um Chatterbot para Uso em Ambiente Educacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.14336. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14336. Acesso em: 29 set. 2022.