Uma Arquitetura Pedagógica baseada na diversidade de estratégias de ensino: proposta para o ensino técnico em informática

Éder Marinho de Oliveira, Liliana Passerino

Resumo


O nível de ensino técnico no Brasil se caracteriza por não
apresentar muitas pesquisas e discussões em torno de métodos e propostas que visem um acréscimo de qualidade do ensino em questão. Neste cenário, o presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica para o ensino técnico de informática, baseado na diversidade de estratégias de ensino. A respectiva proposta foi inspirada nos conceitos de Engenharia
Pedagógica e baseada no Método MISA (Méthode d’Ingénierie d’un Systéme d’Apprentissage ) que representa um método de suporte para a concepção de um sistema de aprendizagem.

Palavras-chave


engenharia pedagógica, ensino técnico, sistema de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14290

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br