Objeto de Aprendizagem integrado a uma plataforma de educação à distância: a aplicação do COMVIA na UFRGS

Patricia Alejandra Behar, Maira Bernardi, Ana Paula Frozi de Castro e Souza

Resumo


O COMVIA, é um objeto de aprendizagem sobre COmunidades VIrtuais Aprendizagem, baseado em pressupostos interacionistas. O principal objetivo do COMVIA é uma participação ativa do estudante sobre a construção de seu
conhecimento. Este objeto propõe atividades que exploram diferentes recursos tecnológicos que podem ser utilizadas em diferentes áreas. Este estudo também descreve as suas etapas de desenvolvimento, considerando os aspectos técnicos, educacionais e estéticos. O COMVIA foi utilizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especificamente em uma disciplina de pós - graduação. Para tanto, este
foi integrado a uma plataforma de Educação a Distância, utilizada pela instituição. A aplicação do COMVIA aconteceu no primeiro semestre de 2007. Os dados foram capturados utilizando a plataforma, através dos suas funcionalidades. Neste artigo são descritos os resultados deste estudo, o qual trata sobre a maneira que os alunos interagem com o COMVIA em situações de aprendizagem à distância. Também as
principais características dos objetos de aprendizagem e como podem ser integrados a plataforma virtuais.

Palavras-chave


Objetos de aprendizagem, Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14266

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br