O USO DO SOFTWARE COMUNIQUE COMO RECURSO TECNOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNO(S) COM PARALISIA CEREBRAL

Ramon Orlando Filho, Luciana Zenha, Anna Paula Matos Couto, Cacilda da Silva Rodrigues, Sandra Aparecida Almeida

Resumo


O presente artigo tem como objetivo colaborar com subsídios teóricos para uma melhor compreensão de aspectos que envolvem a utilização do computador, do Software Comunique e das tecnologias assistivas na educação de pessoas com necessidades especiais. Abordaremos as conseqüências da deficiência na limitação de pessoas dando um enfoque na possibilidade de melhoria na qualidade de vida por meio dos recursos tecnológicos e da tecnologia assistiva, visto que estes oferecem inúmeros instrumentos que possibilitam e/ ou facilitam a inclusão e execução de atividades que antes eram impossíveis de ser realizadas devido a limitação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14245

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br