APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ASPECTOS TEÓRICOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E EXPERIÊNCIAS REALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14184Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa, educação a distância, construção coletiva do conhecimentoResumo
Este artigo apresenta inicialmente uma fundamentação teórica da aprendizagem colaborativa - AC, a partir dos conceitos de sociedade em rede, da construção coletiva do conhecimento e da formação de comunidades virtuais. Também são apresentadas as possibilidades da aprendizagem colaborativa a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação –TIC’s, incluindo o uso de agentes inteligentes, da construção coletiva de texto e da utilização de programas em software livre. Finalmente, são apresentadas algumas estratégias pedagógicas para a aprendizagem colaborativa, incluindo experiências realizadas e suas contribuições para a aprendizagem colaborativa.Downloads
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Publicado
2006-12-22
Como Citar
COSTA, L. A. C. da; FRANCO, S. R. K. APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ASPECTOS TEÓRICOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E EXPERIÊNCIAS REALIZADAS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14184. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14184. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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