As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional

Daniel de Queiroz Lopes, Lea da Cruz Fagundes

Resumo


A partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget, analisamos o papel do design nas construções microgenéticas dos esquemas conceituais envolvidos em projetos realizados em ambiente de robótica educacional. Discutimos a atividade de design como elemento necessário ao processo criativo, capaz de sustentar o desenvolvimento de ações com alto grau de
significação em relação aos projetos desenvolvidos. Apontamos a compreensão acerca das construções microgenéticas como fundamental para qualificar as aprendizagens e para caracterizar uma proposta construtivista, fornecendo subsídios teóricos que justifiquem a implementação de projetos na área de robótica educacional.

Palavras-chave


robótica educacional, construtivismo, epistemologia genética

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14150

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br