PITO: objeto de aprendizagem apoiando à reflexão pedagógica do professor

Alexandre Ramos Araujo, Ana Angélica Pereira Fernandes, Vânia Benetti Tonani Premaor, Paulo Francisco Slomp, Flávio Luis Barbosa Nunes, Aline Vicharra Berro

Resumo


Apresentamos neste artigo a criação e o desenvolvimento do objeto de aprendizagem As Aventuras de Pito. Nosso objetivo é proporcionar aos educadores em formação, na modalidade a distância, possibilidades à expressão de idéias e reflexões
sobre suas práticas pedagógicas, valorizando a construção do conhecimento. A metodologia adotada é qualitativa, com base num estudo de caso. Para coleta de dados utilizamos um questionário aberto e informações obtidas no fórum disponibilizado aos participantes. Na análise e interpretação da experiência verificamos que, num primeiro momento, ocorreram reflexões sobre aspectos periféricos. Após o aprofundamento das questões, percebemos uma tomada de consciência das práticas pedagógicas, por parte dos professores.

Palavras-chave


Objeto de aprendizagem, reflexão, prática pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14142

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br