SISTEMA COLABORATIVO DE REGISTRO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS SOBRE A HISTÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DE UM SABER, APLICADO AO CASO DA MODELAGEM GEOMÉTRICA

Vinicius Batista Fagundes, Adriane Borda Almeida da Silva, Neusa Mariza Rodrigues Félix

Resumo


O presente trabalho aborda o desenvolvimento de uma ferramenta para a web,
disponível através da internet, que permita o estabelecimento de uma atividade
colaborativa de compilação, análise, discussão e sistematização de dados sobre a
constituição de um determinado saber, ou de uma disciplina. Tal ferramenta tem a
finalidade de permitir, além desse processo de construção colaborativa, a consulta
aberta sobre os dados, para apoiar atividades científicas e didáticas. O experimento está
sendo realizado aplicando-se ao caso da história da constituição dos saberes relativos à
Modelagem Geométrica, em princípio, como apoio às atividades científicas e didáticas
na área de representação gráfica. Neste momento a ferramenta encontra-se no estágio de
experimentação no âmbito do grupo de pesquisa.

Palavras-chave


sistema colaborativo, dados históricos, modelagem geométrica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14126

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br