CARTOLA: objeto de aprendizagem voltado à escrita escolar na indissociabilidade entre produção de sentidos e construção do conhecimento

Evandro Alves, Andrei Thomaz, Cíntia Nunes, Margarete Axt

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa a respeito da construção da
segunda versão do objeto de aprendizagem Cartolai
o qual permite a escrita e reescrita
de textos, com a possibilidade de interações coletivas entre os alunos. Apresentamos as
mudanças em relação à primeira versão, que permitem um maior grau de interação por
parte dos professores e alunos no ambiente, com o desenvolvimento de recursos de
adaptação do objeto de aprendizagem desenvolvido pelo professor. Os resultados
parciais apontam que o Cartola conectado a práticas pedagógicas que enfatizam o
aprendizado da escrita mediante a construção textual, pode ser um espaço de escrita que
favorece a criatividade, enquanto fomento ao pensamento divergente, a produção de
sentidos e a construção do conhecimento no ambiente escolar.

Palavras-chave


escrita; tecnologias digitais; produção de sentidos, construção de conhecimento; alfabetização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14125

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br