Criando uma plataforma para Projetos de Aprendizagem: desafios e reflexões no desenvolvimento do AMADIS

Juliano de Vargas Bittencourt, James Zortéa, Lilian Junqueira, Robson Mendonça, Marcus Vinícius Basso, Léa da Cruz Fagundes, Crediné Silva de Menezes, Rosane Aragon de Nevado

Resumo


A plataforma virtual de aprendizagem AMADIS tem como objetivo suportar o trabalho
por uma pedagogia de “Projetos de Aprendizagem” de forma presencial e a distância.
Desta forma, ela afasta-se de um modelo de plataformas centradas na realização de
cursos e na publicação de materiais. A implementação de uma ferramenta para projetos
tem criado inúmeros novos problemas de design que não se restringem à questão de
usabilidade, mas se relacionam principalmente com a coerência do sistema com sua
proposta pedagógica e epistemológica. Este artigo relata alguns dos desafios que a
equipe do LEC/UFRGS vem enfrentando na pesquisa relacionada ao desenvolvimento
da plataforma, bem como algumas das soluções encontradas e das reflexões geradas.

Palavras-chave


ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, desenvolvimento de projetos de aprendizagem, ferramentas de autoria.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14119

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br