Uma Proposta de Uso de Agentes Inteligentes para auxiliar a Criação de Sub-comunidades de Aprendizagem na CVMuzar

Autores

  • Cristiane Durigon Testa
  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi
  • Flávia Biondo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14116

Palavras-chave:

Comunidade Virtual, Aprendizagem Colaborativa, Agentes Inteligentes e Sub-comunidades.

Resumo

Com o avanço dos meios de comunicação digitais muitos conceitos sofreram
mudanças de significado. Um exemplo disso é o significado de comunidade, que antes
era associado a um determinado lugar. Hoje as comunidades ultrapassam todas as
barreiras de tempo e lugar, aproximando casa vez mais o aqui e agora. Diante disso,
surgiram os ambientes de comunidades virtuais, os quais têm como objetivo reunir
pessoas de interesses em comum a fim de trocar conhecimento e experiências de forma
colaborativa por meio de mecanismos de comunicação síncronos e assíncronos. Essas
comunidades assumiram uma interdependência social que fez surgir à possibilidade de
se criarem novas comunidades ou subdivisões em grupos menores conhecidos como
sub-comunidades. Neste artigo iremos apresentar uma proposta de aplicação de Agentes
Inteligentes para auxiliar os participantes na criação das sub-comunidades e para a
realização de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

TESTA, C. D.; MARCHI, A. C. B. D.; SILVA, F. B. da. Uma Proposta de Uso de Agentes Inteligentes para auxiliar a Criação de Sub-comunidades de Aprendizagem na CVMuzar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14116. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14116. Acesso em: 29 mar. 2024.