MODIFICAÇÕES EM JOGOS DIGITAIS E SEU USO POTENCIAL COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE ENGENHARIA

Autores

  • Luis Otoni Meireles Ribeiro
  • Maria Isabel Timm
  • Milton Antonio Zaro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14045

Palavras-chave:

jogos educacionais, simulação, laboratórios virtuais, ensino de ciência e tecnologia, ensino de engenharia

Resumo

Este artigo apresenta as modificações de jogos digitais como uma alternativa
viável e eficaz de tecnologia educacional e revisa algumas pesquisas sobre o uso de
jogos comerciais em atividades de educação e treinamento. Os mod-games ao
possibilitarem a construção de cenários educacionais e laboratórios virtuais, e seu uso
de forma interativa, imersiva e colaborativa, elevam a experimentação pelos alunos a
um novo nível ao permitirem o desenvolvimento de habilidades cognitivas
contextualizadas com as exigências atuais da educação e, em especial, do ensino de
engenharia. Ao reduzir o ciclo de desenvolvimento de jogos as modificações de games
tornam-se mais acessíveis aos professores, permitindo a pesquisa educacional na área

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

RIBEIRO, L. O. M.; TIMM, M. I.; ZARO, M. A. MODIFICAÇÕES EM JOGOS DIGITAIS E SEU USO POTENCIAL COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE ENGENHARIA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14045. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14045. Acesso em: 28 mar. 2024.