Interação dialógica: Uma proposta teórico-metodológica em ambientes virtuais de aprendizagem

Margarete Axt, Carime Rossi Elias, Janete Sander Costa, Paloma Dias Silveira, Elena Lídia Sol

Resumo


Este texto pretende contribuir para a discussão teórico-metodológica no âmbito da educação a distância, a partir do relato de uma experimentação realizada em Curso de Especialização, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em disciplina aqui denominada pela sigla AC-AVA. O objetivo é colocar em análise a relação de interdependência produzida entre ambiente telemático de aprendizagem, características da ferramenta utilizada e concepção teórica que sustenta a prática pedagógica. Acredita-se que a telemática, assim como outras modalidades tecnológicas, não tem valor em si, mas depende das propostas de trabalho em que se insere. E, reciprocamente, o desenvolvimento de uma proposta teórico-metodológica precisa pensar a sua prática embutida no suporte tecnológico no qual se inscreve.

Palavras-chave


Interação dialógica. Proposta teórico-metodológica. Autoria coletiva. Ambientes virtuais de aprendizagem. Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14041

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br