Geometria com animações interativas

Autores

  • Carlos Eduardo Souza UFRGS
  • Maria Alice Gravina Instituto de Matemática, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13999

Palavras-chave:

geometria, processo de aprendizagem, sistemas semióticos dinâmicos, objeto de aprendizagem.

Resumo

Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica.
O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

SOUZA, C. E.; GRAVINA, M. A. Geometria com animações interativas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13999. Acesso em: 28 mar. 2024.