Em busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativo

Patricia Scherer Bassani, Liliana M. Passerino, Paulo R. Pasqualotti, Marcelo Iserhardt Ritzel

Resumo


Apesar da existência de metodologias para especificação de sistemas computacionais

consolidadas na área de Computação e Informática, o caráter diferenciado do

 

softwareeducativo vem impulsionado a investigação nesta área, em busca de uma proposta que

contemple, além dos aspectos computacionais, também os aspectos educacionais, de

interface e colaboração. O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para o

desenvolvimento de

 

software educativo colaborativo. Este estudo considera a análisedas especificidades dos

 

softwares educativos em relação aos de aplicação comercial eindustrial, bem como as diferentes metodologias de desenvolvimento propostas pela

área de engenharia de

 

software. Esta metodologia está sendo validada na construção doambiente PALCO (Portal Acessível para Linguagem Colaborativa), atualmente em

desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologias de Informação do Centro

Universitário Feevale.


Palavras-chave


software educativo, desenvolvimento de software, colaboração.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13998

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br