Gerenciamento em Ambientes Virtuais de Educação a Distância

Liliana Passerino, Carlos Augusto Gerling

Resumo


As universidades e outras instituições de ensino superior que adotaram a modalidade de educação a distância (EaD) buscam, através de ambientes virtuais de aprendizagem,
uma alternativa de ensino que atenda à crescente demanda de alunos em busca de formação. Essa demanda, exige que o professor ministre e administre suas disciplinas
em qualquer lugar e a qualquer hora pela Internet, mas nem sempre conta com todos os elementos necessários para tal fim. Assim, dentro das inovações tecnológicas de ensino
pela internet a equipe do Núcleo de Educação a Distância Feevale (NEAD) aprimorou algumas ferramentas de gerenciamento que irão auxiliar o professor no desenvolvimento de suas aulas pela Web e suas disciplinas e turmas de forma a facilitar e auxiliar o trabalho de organização e manutenção de cursos e disciplinas a distância. O
presente artigo apresenta as necessidades enfrentadas pelo docente no gerenciamento de arquivos em ambientes virtuais e aponta as soluções encontradas pela equipe do Núcleo
de Educação a Distância para gerenciar turmas e disciplina, racionalizar o uso de seus servidores de conteúdo e otimizar o tempo de acesso dos seus usuários através de um conjunto de ferramentas que permitem gerenciar aulas e atividades a distância dentro do ambiente VIRTUALE.

Palavras-chave


Educação a Distância, gerenciamento de aulas, ead

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13946

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br