Fotos panorâmicas educativas: o uso do Hugin como instrumento de criação e construção de significados artístico-visuais

Adelson Siqueira Carvalho, Alexandro Florentino, André Uebe, Eliane Vigneron Barreto Aguiar, Maria Cristina Biazus, Rodrigo Garrett da Costa

Resumo


Neste artigo é apresentada uma proposta pedagógica para a criação e construção
de significados artístico-visuais através do uso de uma ferramenta de software livre, o
Hugin, na geração de fotos panorâmicas digitais. Neste contexto, buscou-se fazer uma
revisão dos conceitos relacionados à fotografia e à importância do uso das tecnologias
digitais na educação. O trabalho apresenta ainda um levantamento dos autores que abordam
o assunto, além de todo o desenvolvimento metodológico da pesquisa, bem como os
resultados obtidos através do experimento e as conclusões.

Palavras-chave


software livre, fotos panorâmicas, construção de significados

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13945

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br