INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O ENSINO COM COMPUTADOR

Autores

  • Maria Lucia Pozzatti Flôres
  • Rosa Maria Vicari

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13938

Palavras-chave:

Inteligência artificial, ensino, computador

Resumo

Com o uso do computador como ferramenta educacional, o professor faz com que seu
aluno tenha uma motivação a mais para aprender um conteúdo. Mas os softwares
educacionais baseados no modelo educacional comportamentalista (CAI) tem uma
desvantagem, pois o professor é a figura central do processo e o aluno é uma figura
passiva, onde a função do aluno é compreender os conteúdos passados pelo professor e
após responder as questões relacionadas a esse conteúdo. As técnicas de Inteligência
artificial proporcionam a possibilidade de dispor de computadores mais autônomos,
modificando o tipo de interação homem-máquina, afetando o ensino. Estas técnicas
além de permitir a cooperação dos estudantes durante a resolução de problemas,
oferecem orientação e informações adicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

FLÔRES, M. L. P.; VICARI, R. M. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O ENSINO COM COMPUTADOR. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13938. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13938. Acesso em: 28 mar. 2024.