A INTERAÇÃO ATRAVÉS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS COM FIBROSE CÍSTICA E A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL ATRAVÉS DO USO DA LEITURA E DA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO NOS ISOLAMENTOS DA PEDIATRIA DO HCPA

Autores

  • Eliane Lourdes da Silva Moro UFRGS
  • Fernando Antonio de Abreu e Silva UFRGS
  • Lizandra Brasil Estabel UFRGS
  • Lucila Costi Santarosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13847

Palavras-chave:

Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, Tecnologias de Informação e de Comunicação, crianças hospitalizadas.

Resumo

Este artigo apresenta uma atividade desenvolvida na área de informática na
educação tendo como sujeitos duas Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
(PNEEs), pacientes hospitalizadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA),
internadas em quartos restritos, realizando a terapêutica em isolamento total. Os
sujeitos dessa experiência estão na faixa etária entre 10 e 12 anos, sendo uma paciente
de fibrose cística e a outra transplantada com problemas crônicos. No processo de
inclusão digital e de inclusão social as TICs (Tecnologias da Informação e da
Comunicação), podem ser utilizadas pelas PNEEs, propiciando a comunicação, a
expressão, a interação e o compartilhamento, através da linguagem oral e escrita,
utilizando como mediação as ferramentas tecnológicas.

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Publicado

2005-06-16

Como Citar

MORO, E. L. da S.; SILVA, F. A. de A. e; ESTABEL, L. B.; SANTAROSA, L. C. A INTERAÇÃO ATRAVÉS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS COM FIBROSE CÍSTICA E A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL ATRAVÉS DO USO DA LEITURA E DA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO NOS ISOLAMENTOS DA PEDIATRIA DO HCPA. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13847. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13847. Acesso em: 25 maio. 2022.