AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13740Palavras-chave:
Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Ensino- Aprendizagem, Investigação Ação-EscolarResumo
Este trabalho relata uma experiência de um curso de formação para professores daeducação básica, mediado por um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA).
Considerando o aprender sempre, a investigação e a análise reflexiva das práticas
pedagógicas rotineiras, os avanços tecnológicos, os conhecimentos e informações de
todas as áreas, a Formação Continuada para os Professores torna-se imperiosa. A
Educação a Distância, via Internet, começa a ocasionar mudanças em todos os níveis de
ensino. Os AVEA representam novas oportunidades de ensino-aprendizagem, pois
comportam um grande número de informações, disponibilidade e acesso, independente
de horários preestabelecidos e distâncias geográficas, possibilitam interação através de
comunicação síncrona e assíncrona entre os participantes e trabalho colaborativo. O
objetivo principal foi investigar, através da Investigação Ação Escolar (IAE), as
potencialidades dos AVEA na formação continuada de professores, bem como, a
prática escolar mediada pela tecnologia informática. Para concretizar os objetivos,
montamos um curso – “Produção de Material Didático Através da Internet – O Saber e
o Saber Ensinável”, acoplando as modalidades presencial e a distância. Os resultados
apontam os AVEA como um recurso potencializador das situações de formação, pois
possibilitam aos professores continuarem aprendendo sem afastar-se de suas atividades
profissionais, desenvolvendo um trabalho de forma colaborativa, dialógica e
problematizadora.
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Publicado
2005-06-16
Como Citar
BASTOS, F. da P. de; ALBERTI, T. F.; MAZZARDO, M. D. AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13740. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13740. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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