ESTÁGIO VIRTUAL À DISTÂNCIA: Um estudo de caso para o ensino de engenharia de usabilidade

Renate de Oliveira Silva, Walter de Abreu Cybis

Resumo


Este artigo apresenta a proposta do "Estágio Virtual", como abordagem pedagógica para o
ensino à distância em Engenharia de Usabilidade seguindo a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. O
"Estágio Virtual" foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar um estágio fictício em uma empresa
também fictícia, tendo como objetivo motivar, informar e principalmente capacitar, acadêmicos em
engenharia de usabilidade, através de atividades práticas semelhantes àquelas realizadas em empresas do
mercado de trabalho real. Relata também a aplicação desta proposta em um estudo de caso, bem como, as
conclusões que dele se pode tirar. A análise do experimento demonstrou a validade da proposta e
possibilitou a identificação de vantagens, problemas com suas respectivas causas e soluções.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13699

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br