Usando Objetos Educacionais baseados em Realidade Virtual em ambientes de apoio a construção de conhecimento e aprendizagem de técnicas videocirúrgicas.

Autores

  • Luis de França Ferreira UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13689

Palavras-chave:

Objetos educacionais, Conhecimento, Artefatos digitais, Realidade Virtual, Educação médica, Cirurgias minimamente invasivas, Videocirurgia, Ambientes de apoio a construção de conhecimento e aprendizagem, Padrão SCORM

Resumo

Com a popularização das chamadas cirurgias minimamente invasivas, ou videocirurgias
como também são conhecidas, os cirurgiões precisam aprender e adquirir habilidades para
executar procedimentos radicalmente diferentes daqueles existentes nas cirurgias
tradicionais. Os ambientes de aprendizado hoje existentes não dão mais conta da tarefa. São
necessárias então, novas alternativas. A Realidade Virtual é uma promissora opção como um
artefato de apoio ao aprendizado dessas novas técnicas cirúrgicas. Além disto, é necessário
também que estes ambientes sejam ser difundidos na comunidade. O uso de objetos
educacionais, baseados em Realidade Virtual e no padrão SCORMTM se apresenta como uma
interessante alternativa para a difusão de ambientes de apoio a construção de conhecimento e
aprendizagem de técnicas videocirúrgicas altamente qualificados.

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Publicado

2004-03-25

Como Citar

FERREIRA, L. de F. Usando Objetos Educacionais baseados em Realidade Virtual em ambientes de apoio a construção de conhecimento e aprendizagem de técnicas videocirúrgicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13689. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13689. Acesso em: 18 abr. 2024.