Produção coletiva em rede: é possível avaliar?

Margarete Axt, Carime Rosse Elias, Daniela Peño Paiva, Elisângela Lopes, Eunice Polonia, Evandro Alves, Fernando Hartmann, Gilsei Lazzarotto, Marleni Matte, Silvia Meirelles Leite

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma proposta pedagógica na coexistência com ambientes virtuais interativos para aprendizagem compartilhada de conceitos. O intuito é problematizar a questão da Avaliação no ensino Superior a partir de uma sistematização, por ora ainda parcial, de experiência desenvolvida no decorrer de um semestre letivo, em Curso de Pedagogia, a partir de modalidades avaliativas alternativas que incluem mapeamentos conceituais. A metodologia se caracterizou pela exploração de possibilidades avaliativas tanto quanto autoavaliativas realizadas ao longo de todo o trabalho, articulando dois níveis distintos de ensino: um grupo da Graduação e um grupo do Pós-Graduação. Os resultados apontam para um uso pedagógico da avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem como mais uma possibilidade capaz de potencializar a aprendizagem, levando à construção de conhecimento teórico-conceitual

Palavras-chave


Avaliação, Pedagogia Universitária, Ensino Superior, Informática na Educação, Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF PPT


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13636

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br