Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador

Rodrigo Garrett da Costa, Liliana Maria Passerino, Milton Antonio Zaro

Resumo


O estudo apresenta uma análise das principais contribuições da Teoria Sócio-histórica
para a formação de conceitos em Físico-Química. Serão discutidos, com base em
leituras de alguns pesquisadores neovygotskyanos, os pressupostos da teoria de
Vygotsky e seus desdobramentos para o nosso campo de estudo, a Química. As
diferentes concepções sobre o processo de formação de conceitos científicos serão
analisadas, tomando-se como base suas inter-relações com os conceitos de senso
comum. Em seguida, será proposta uma sequência de episódios de ensino mediados
pelo computador, no eixo temático "termodinâmica química", para a análise das zonas
de perfil conceitual dos estudantes.

Palavras-chave


Teoria Sócio-histórica, Aprendizagem, Conceitos, Físico-Química, Tecnologias

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13595

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