Uma plataforma tecnológica para o ensino de engenharia de controle

Adelson Siqueira Carvalho, Dante Augusto Couto Barone, Milton Antônio Zaro

Resumo


Este trabalho apresenta uma plataforma tecnológica como recurso didático para o ensino de engenharia de controle. A plataforma em questão combina o potencial educacional do software de projeto e simulação de sistemas de controle - MATLAB® - e a conexão deste software a uma coluna de destilação piloto. A hipótese de pesquisa é que a utilização de plataformas tecnológicas como esta ajudam a desenvolver aspectos relevantes não estimulados apenas com simulação. Para tanto, um experimento baseado na teoria construtivista e sócio-interacionista foi concebido para detectar a evolução dos alunos e captar suas impressões sobre plataforma. Os resultados são apresentados na forma de gráficos e relatos das impressões do professor.

Palavras-chave


plataforma tecnológica, sistemas de controle, teoria construtivista

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13568

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br