Manipulação e visualização de superfícies quádricas por meio de modelos impressos em 3D e modelos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118529

Palavras-chave:

impressora 3D, geogebra, superfícies quádricas, geometria analítica

Resumo

Neste artigo, apresentam-se resultados de uma pesquisa aplicada cujos dados empíricos foram obtidos de uma experiência pedagógica usando tecnologias digitais com 17 estudantes do Ensino Superior. O objetivo é compreender as possibilidades que a atividade experimental, desenvolvida com a utilização de modelos de superfícies quádricas produzidos em impressora 3D, trazem ao processo de ensinar e aprender Geometria Analítica. Os dados da pesquisa advieram de entrevistas concedidas pelos participantes da experiência, além de consulta aos arquivos e documentos da proposta. Na atividade didática, os estudantes se envolveram na manipulação, visualização e interpretação sobre formatos, medidas, posições e propriedades das superfícies. Os resultados permitiram a elaboração de uma proposta baseada em experimentações em um applet no GeoGebra, que possibilita integrar as explorações em modelos digitais de superfícies quádricas ao trabalho com modelos impressos em 3D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

CHIOCA LOPES, Érika M.; AGUSTINI, E.; DA MOTTA JAFELICE, R. S.; DE SOUZA JUNIOR, A. J. Manipulação e visualização de superfícies quádricas por meio de modelos impressos em 3D e modelos digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 392–401, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118529. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118529. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais