Construção de um quadro-cristal para aplicação em ambientes híbridos de ensino tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118528Palavras-chave:
ensino híbrido, aula invertida, ensino de química, quadro–cristal, OBSResumo
Os estudantes modernos necessitam de estratégias de ensino criativas,
engajadoras, e que sejam capazes de minimizar as distrações. Neste contexto, as metodologias ativas com salas de aula invertidas apoiadas em videoaulas se destacam, pois permitem que os alunos façam o autogerenciamento da duração e do ritmo de aprendizagem. Pensando em contribuir para a melhoria do ensino em uma instituição de ensino profissionalizante de Brasília, decidimos construir uma infraestrutura para gravação de videoaulas onde o instrutor fica frente a frente com a câmera enquanto este realiza anotações com canetas luminescentes em uma superfície transparente: o quadro–cristal. Neste artigo compartilhamos nossas experiências durante a construção do primeiro estúdio de lightboard do Distrito Federal, bem como discutimos as boas práticas de uso da ferramenta e mostramos algumas possibilidades didáticas de como ela pode ser explorada no Ensino de Química.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).