Rota de Ada: Desenvolvimento de um jogo para ensino de atributos de usabilidade utilizando metodologias de design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118486

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Ensino de IHC, Desenvolvimento de Jogos

Resumo

Ensinar Interação Humano-Computador é importante, visto que esta área foca
em aumentar a qualidade destes sistemas considerando atributos como usabilidade,
facilidade de uso e experiência do usuário. No entanto, alunos de computação têm
enfrentado dificuldades para aprender e aplicar técnicas de inspeção tradicionais, como a Avaliação Heurística. Considerando os casos crescentes de utilização de jogos educacionais para o ensino, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino da técnica Avaliação Heurística de Nielsen. Para o desenvolvimento do jogo, foi aplicado o Design Instrucional, aliando-se ao Design Participativo. Após validação do jogo do ponto de vista de discentes e docentes, o jogo atendeu total ou parcialmente requisitos educacionais e de usabilidade.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

DE CARVALHO, F.; SAUNDERS, L.; SANTOS, S.; DE JESUS COSTA, Y.; DEMAISON, A. L.; VIANA, D.; RIVERO, L. Rota de Ada: Desenvolvimento de um jogo para ensino de atributos de usabilidade utilizando metodologias de design. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 278–287, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118486. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118486. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem