Rota de Ada: Desenvolvimento de um jogo para ensino de atributos de usabilidade utilizando metodologias de design
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118486Palavras-chave:
Jogos Educacionais, Ensino de IHC, Desenvolvimento de JogosResumo
Ensinar Interação Humano-Computador é importante, visto que esta área foca
em aumentar a qualidade destes sistemas considerando atributos como usabilidade,
facilidade de uso e experiência do usuário. No entanto, alunos de computação têm
enfrentado dificuldades para aprender e aplicar técnicas de inspeção tradicionais, como a Avaliação Heurística. Considerando os casos crescentes de utilização de jogos educacionais para o ensino, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino da técnica Avaliação Heurística de Nielsen. Para o desenvolvimento do jogo, foi aplicado o Design Instrucional, aliando-se ao Design Participativo. Após validação do jogo do ponto de vista de discentes e docentes, o jogo atendeu total ou parcialmente requisitos educacionais e de usabilidade.
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