Aplicando Mineração de Dados Educacionais para a Redistribuição dos Distritos de Educação de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110253Palavras-chave:
Mineração de Dados Educacionais, Políticas Educacionais, Distrito de Educação.Resumo
É importante que órgãos governamentais no setor educacional tenham embasamento de estudos que envolvam políticas públicas educacionais para a tomada de decisão. A cidade de Fortaleza abriga a quarta maior rede municipal de ensino do País e possui apenas seis Distritos de Educação para dar suporte às escolas. Esta pesquisa busca, por meio da Mineração de Dados Educacionais, mostrar o número e a localização geográfica ideais dos Distritos de Educação, de modo que eles melhor atendam o parque escolar instalado na cidade. Recorreu-se, então, a algoritmos de agrupamento não supervisionado (K-Means, Bisecting K-Means e Gaussian Mixture Model). Os achados da pesquisa estão em sintonia com a nova divisão de Fortaleza em 12 regiões e auxiliam no planejamento de futura redistribuição dos Distritos.
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